900x500

Para entender a diferença entre os remédios referência, genéricos e similares 14/12/2015

Segundo informações o medicamento de referência, que é o de marca, foi o primeiro a desenvolver e registrar a molécula com a indicação terapêutica. O resgitro fica em média protegido por 15 anos, após esse tempo é liberado para que outras marcas fabriquem um medicamento com o mesmo princípio ativo e indicação. Daí que saem os genéricos. Para estarem nessa categoria, os genéricos precisam passar por testes que comprovem a equivalência farmacêutica (mesmo remédio) e bioequivalência (mesma ação no organismo, reações adversas, tempo de ação).

E por este fato os remédios genéricos são confiáveis, são cópias de qualidade asseguradas. O preço é mais barato, pois, não houve necessidade de pesquisas e testes mais aprofundados. Por isso, o preço final ao consumidor é até 30% menor.

A diferença do similar e o genérico é que o segundo não tem marca e o primeiro tem. A informação de que aquele medicamento é um similar está na bula e em uma lista que está disponível no site da ANVISA. Acesse a  tabela para ter mais informações.

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/68a44d804abc3762bb20bb1fc460581a/Lista+site+13-11-15+EXCEL.pdf?MOD=AJPERES

Fonte: ( http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/entenda-diferenca-entre-remedios-de-referencia-genericos-e-similares.html)